Bucomaxilo | Cirurgia Ortognática | Dúvidas mais freqüentes

1 - Vou sentir dor após a cirurgia ortognática?

A sensação de dor é um sintoma muito individual. Há pacientes que podem sentir mais dor e outros que podem sentir menos dor quando são submetidos a mesma cirurgia ou estímulo. Normalmente, a maioria dos pacientes não se queixam de dor  após a cirurgia ortognática, fazendo uso apenas de um analgésico convencional associado a um anti-inflamatório por um período de 3 ou 4 dias.

2 - Como é o edema ou inchaço na face no pós-operatório?

Após a cirurgia ortognática é ABSOLUTAMENTE NORMAL a face ficar inchada. Toda cirurgia provoca edema (inchaço). O inchaço atinge o seu maior tamanho por volta do segundo e terceiro dia de pós-operatório. Depois de 7 dias o inchaço regredi cerca de 60 a 70%. O inchaço que resta vai sendo reabsorvido gradualmente nas semanas subseqüentes e não atrapalha o convívio social do paciente. Medicações são realizadas antes e depois da cirurgia para diminuir o inchaço, porém, ele sempre vai ocorrer por se tratar de uma resposta normal do organismo.

3 - Como é a alimentação no pós-operatório? A boca vai ficar “amarrada”?

Apesar da grande maioria dos pacientes não ficarem mais com a boca “amarrada” no pós-operatório, isto não significa que o paciente poderá mastigar de tudo. A alimentação é líquida e pastosa (sopas, gelatina, iogurte, purê de batatas, frutas amassadas, etc) nas primeiras três semanas. Depois deste período o cirurgião vai orientando a volta gradual da ingestão de outros tipos de alimentos mais moles, a depender do tipo e extensão da cirurgia. Após 6 a 8 semanas o paciente já poderá começar a mastigar um alimento de consistência semelhante ao que mastigava antes da cirurgia (arroz, feijão, macarrão, peito de frango desfiado, etc).

4 - Qual é o tempo de afastamento do trabalho, da escola e de atividades físicas?

A recuperação da cirurgia varia de individuo para individuo e depende também da extensão da cirurgia realizada. Via de regra 7 a 14 dias são suficientes para que o paciente se recupere para voltar a escola e ao trabalho, desde que o trabalho do paciente não exija esforço físico. A pratica de esportes e trabalhos que exigem esforço físico só podem ser realizados após em média dois meses. Porém, este tempo poderá ser maior ou menor a depender do tipo de esporte ou esforço físico exigido.

5 - Como é a dormência no rosto após a cirurgia ortognática?

É considerado ABSOLUTAMENTE NORMAL ficar com uma sensação de dormência ou de anestesia prolongada na região operada. Esta sensação é chamada de parestesia. Isto ocorre devido ao fato que ao reposicionarmos o maxilar os nervos sofrem uma alteração sensorial que resulta na sensação de dormência ou parestesia. Quando operamos o maxilar superior a dormência se localiza no lábio superior e nas regiões do lado do nariz e em geral demora cerca de mais ou menos 2 meses para passar esta sensação, porém, podemos afirmar com certeza que no maxilar superior esta sensação sempre irá passar. Quando operamos o maxilar inferior a dormência se localizará no lábio inferior e no queixo, levando cerca de 6 meses para voltar ao normal. A dormência vai ficando cada vez mais fraca com o passar do tempo. No maxilar inferior pode, contudo, em alguns casos, permanecer uma sensação diferente na ponta do queixo após 6 meses que os pacientes relatam não mais como uma dormência e sim como uma área com sensibilidade reduzida, porém, os pacientes só se lembram disto quanto são questionados sobre a sensibilidade.
Desenvolvido por Satius
Rua Itapeva, 202, cj. 41-42, Bela Vista, São Paulo,SP, 01332-000
tel.: (11) 3251-4221    contato@plasticaebucomaxilo.com